Home / DESTAQUE DE GIRO / Rio Gongogi: Gestor da APASO solicita fiscalização do INEMA

Rio Gongogi: Gestor da APASO solicita fiscalização do INEMA

O Gestor da Área de Proteção Ambiental Serra do Ouro, Jaécio Matos, informou à redação do site IguaíBAHIA que solicitou providências da fiscalização do INEMA para apurar os fatos sobre o caso do Rio Gongogi, em Iguaí. Ainda salientou o Gestor que a UR de Conquista já abriu processo de fiscalização, porém o caso exige rapidez na operação.

Clique nos links abaixo e entenda o caso:

Camada de óleo sobre o rio Gongogi

Rio Gongogi volta a ser assunto em Iguaí

Caso ‘rio Gongogi’: Gestor da APA Serra do Ouro emite comunicado

Rio Gongogi no sábado (4) pela manhã. Foto: IguaíBAHIA
Rio Gongogi no sábado (4) pela manhã. Foto: IguaíBAHIA

O Inema

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) foi criado através da lei nº 12.212 de 4 de maio de 2011, promovendo a integração do sistema de meio ambiente e recursos hídricos do Estado da Bahia. O Inema tem por finalidade executar as ações e programas relacionados à Política Estadual de Meio Ambiente e de Proteção à Biodiversidade, a Política Estadual de Recursos Hídricos e a Política Estadual sobre Mudança do Clima.

Cabe ao Inema atuar em articulação com os órgãos e entidades da Administração Pública Estadual e com a sociedade civil organizada, a fim de dar mais agilidade e qualidade aos processos ambientais.

História O Inema foi criado a partir da junção de duas autarquias da Sema (o Instituto do Meio Ambiente – Ima, e o Instituto de Gestão das Águas e Clima – Ingá). Tanto o Ima quanto o Ingá haviam passado por alterações estruturais.

O Ingá foi instituído como órgão executor da Política Estadual de Recursos Hídricos, em substituição à Superintendência de Recursos Hídricos (SRH). A mudança introduziu uma abordagem mais ágil e sistêmica, apoiada na valorização do elemento humano, para o enfrentamento das questões dos recursos hídricos na Bahia, além de ter tido uma área de atuação significativamente ampliada.

Já o Centro de Recursos Ambientais (CRA) deu lugar ao Ima, cuja a finalidade foi executar a Política Estadual do Meio Ambiente garantindo o equilíbrio entre a proteção do meio ambiente e o desenvolvimento, para a sustentabilidade socioambiental.

Com informações do site do Inema e e-mail do Gestor da APA enviado ao site IguaíBAHIA

Sobre Redação | IguaíBAHIA.com.br

Veja Também

Vídeo: Festa De Setembro De Iguaí 2017, A Melhor Festa De Todos Os Tempos!

Deixe uma resposta