Home / DESTAQUE DE GIRO / Universidade para Todos: inscrições prorrogadas até o dia 16
Foto: reprodução da internet

Universidade para Todos: inscrições prorrogadas até o dia 16

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia prorrogou até 16 de maio as inscrições para o cursinho pré-vestibular gratuito oferecido pelo programa Universidade para Todos. Para se candidatar a uma das 23.625 vagas, o interessado deve se inscrever exclusivamente pela internet. Os nomes dos contemplados, locais para matrícula e data de início das aulas serão divulgados até o final do mês.

Foto: reprodução da internet
Foto: reprodução da internet

O município de Iguaí foi contemplado com o programa do governo do Estado da Bahia. O período da matrícula e o início das aulas ainda não foram confirmados. Em Iguaí as aulas serão realizadas no Colégio Municipal Arani de Souza, no período noturno. Serão disponibilizadas 50 vagas.

Pode participar do programa o estudante que estiver regularmente matriculado no 3º ano do ensino médio regular seriado ou no 4º ano da Educação Profissional integrada ao ensino médio da rede pública estadual e/ou municipal da Bahia, tenha cursado, em escola pública municipal e/ou estadual da Bahia o ensino fundamental (5ª a 8ª séries, atual 6º ao 9º ano ou modalidades correspondentes, e 1ª e 2ª séries do ensino médio regular ou modalidades correspondentes); egresso da rede pública estadual e/ou municipal da Bahia, tenha cursado, em escola pública municipal e/ou estadual da Bahia, o ensino fundamental e médio, regular seriado ou modalidades correspondentes.

As mais de 23 mil vagas ofertadas estão distribuídas em 186 municípios baianos. Em Salvador, as aulas acontecem em 31 locais (escolas, ONGs e associações). O projeto oferece material didático, fardamento e isenção da taxa de inscrição em processo seletivo das universidades estaduais aos alunos que apresentarem frequência igual ou superior a 75% das aulas ministradas.

O curso é presencial, com carga horária de 25 horas semanais e aulas das disciplinas português, redação, matemática, física, química, biologia, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história e geografia. Além das aulas regulares serão realizados projetos complementares, como seminários, oficinas, simulados e orientação vocacional.

O edital com todas as informações, inclusive sobre documentação necessária para matrícula, está disponível no Portal da Educação. A Secretaria da Educação também esclarece dúvidas referentes à inscrição pelo telefone 0800 285 8000, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, ou pelo email upt@educacao.ba.gov.br.

Acesso e permanência – De acordo com dados da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, somente nos últimos seis anos, o programa Universidade para Todos já contribuiu para o ingresso de cerca de 8 mil estudantes da rede pública somente em cursos da educação superior da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Estadual do Sudoeste Baiano (Uesb) e Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB).

Com informações do site Educação do Estado da Bahia

Sobre Redação | IguaíBAHIA.com.br

Veja Também

Iguaí: Secretaria Municipal de Educação divulga Calendário Escolar 2017 da Rede Pública de Ensino

Nesta terça-feira (21), a Secretaria Municipal de Educação – SME, por meio de sua Secretária, ...

Deixe um comentário