Home / DESTAQUE DE GIRO / COPA DO BRASIL 2013 PROMETE MENOS ZEBRAS

COPA DO BRASIL 2013 PROMETE MENOS ZEBRAS

Competição começar nesta quarta (3), invadirá Brasileirão, terá 86 clubes, sendo 13 debutantes, e o retorno dos times que disputam a Libertadores.

Foto: reprodução site da CBF
Foto: reprodução site da CBF

O caminho considerado mais curto para a Libertadores promete ser também cheio de obstáculos. A competição que de longe mobiliza a maior quantidade de clubes do futebol nacional terá um número recorde e o retorno dos grandes astros da companhia. Tudo bem: Desportiva Ferroviária e Atlético-AC disputaram primeiro uma seletiva pela última vaga – vencida pela equipe capixaba. Mas nesta quarta-feira, 3 de abril de 2013, é que será dado o pontapé inicial e oficial da Copa do Brasil mais robusta da história.

De abril a novembro, passarão por ela 86 clubes, juntando todas as fases. Oitenta times dão a largada – 13 jogos serão nesta quarta-feira – num mata-mata para classificar 40 para a segunda fase. Permanece no regulamento que uma vitória dos visitantes por dois gols de diferença elimina a partida de volta nas duas primeiras fases. Nas oitavas, os cinco clubes na Libertadores (Corinthians, Fluminense, Atlético-MG, Grêmio e Palmeiras), além do Vasco, ocupante da vaga aberta no critério técnico do Brasileirão pelo São Paulo, campeão da Copa Sul-Americana – aliás, único grande ausente da Copa do Brasil -, entram na briga e dão o charme que andava em falta.

Para os mais críticos, acabou a moleza. Sim, desde 2001, quando foram retirados da disputa os clubes que jogavam a Libertadores devido à simultaneidade de datas das duas competições, a Copa do Brasil tinha perdido em qualidade. Por outro lado, ganhara em emoção ao aumentar as chances dos pequenos de mostrar ousadia. Como o Santo André, em 2004, e o Paulista, em 2005, campeões em cima da dupla Fla-Flu. Os clubes do interior paulista até eliminaram outros grandes no caminho, mas naquele momento sem a força dos atuais times que disputam a maior competição sul-americana.

Info_TIMES-COPA-BRASIL-05 (Foto: Infoesporte)

– Sem dúvida, agora vai ser muito difícil acontecer o que houve com o Palmeiras no ano passado (o time foi campeão do certame em 2012 e depois caiu para a Série B no Brasileiro). A competição terá as maiores forças do futebol brasileiro. Que estarão na ponta dos cascos por terem disputado a Libertadores. E os que não conseguirem o título sul-americano terão nova chance de se redimir e voltar no ano seguinte pela Copa do Brasil. Vão fazer de tudo para ganhar. Aí vai ser bom até para tentar reparar alguma injustiça – afirmou o ex-jogador Junior, atual comentarista da TV Globo.

Sobre Redação | IguaíBAHIA.com.br

Veja Também

Vídeo: Festa De Setembro De Iguaí 2017, A Melhor Festa De Todos Os Tempos!

Deixe uma resposta